Projeto Tartarugas do Delta intensifica ações de combate à pesca fantasma no litoral piauiense

por Tribuna de Parnaíba

Com o compromisso de preservar a vida marinha 🐠 e promover práticas sustentáveis 🌱, o Projeto Tartarugas do Delta realizou mais uma importante ação de mitigação da pesca fantasma no litoral do Piauí.

Foram coletadas 500 cordas abandonadas no mar 🪢, totalizando mais de 100 quilos de resíduos de pesca ⚖️, que representam risco direto para espécies como as tartarugas marinhas 🐢, além de causar impactos negativos à biodiversidade 🌿 e à economia das comunidades costeiras 🛶.

O trabalho foi realizado com o apoio técnico da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) 🎓 e do grupo Biopesca 🧪, em uma operação que envolveu monitoramento de praia 🏖️, coleta e triagem dos materiais. Os resíduos serão agora caracterizados com o objetivo de identificar os tipos de pesca a que pertenciam 🎣, possibilitando, a partir dessas informações, o desenvolvimento de estratégias educativas 📘 e de conscientização junto às comunidades pesqueiras da região 🤝.

“Esses materiais coletados estão sendo analisados no laboratório da UFDPar 🧬 para caracterização que consiste em pesar ⚖️, medir comprimento 📏, verificar textura e outros aspectos para a partir dos dados coletados identificarmos que pesca causa mais prejuízo ao ambiente 🌍 e podermos em seguida desenvolver ações educativas nas comunidades de pescadores da APA Delta do Parnaíba 🗣️”, explicou a engenheira de pesca Leticia Guimarães.

A ação integra um dos eixos centrais do projeto, que é o fortalecimento da educação ambiental 📚 e da participação comunitária 👥 na conservação marinha. “A pesca fantasma é uma das maiores ameaças invisíveis à vida oceânica 🌐. Retirar esse material do mar é apenas uma parte do processo. O mais importante é entender sua origem e trabalhar com quem está no território para prevenir que esse ciclo continue 🔁, destaca Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto Tartarugas do Delta.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

Desenvolvido em parceria com a Petrobras ⚙️, por meio do Programa Petrobras Socioambiental 🫱🏽‍🫲🏽, o projeto atua de forma integrada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 🌍, especialmente os ODS 14 (Vida na Água) 🌊, 12 (Consumo e Produção Responsáveis) ✅ e 17 (Parcerias e Meios de Implementação) 🤝.

A ação reforça o papel do litoral piauiense como território estratégico para a conservação de espécies marinhas ameaçadas 🐢🚨 e evidencia a importância do engajamento coletivo na construção de um futuro mais sustentável para o Delta do Parnaíba 🌱.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Fonte: AsCom TD / edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais