PGR pede condenação de Bolsonaro em ‘ação penal do golpe’ por cinco crimes

por Tribuna de Parnaíba

Procurador-Geral afirma que Bolsonaro tentou se manter no poder à força, com ataques à democracia e apoio de militares.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou às 23h46 desta segunda-feira (14) 🕰️, as alegações finais da ação penal do golpe de Estado, com o pedido de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por cinco crimes:

➡️ organização criminosa armada,
➡️ tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito,
➡️ golpe de Estado,
➡️ dano qualificado pela violência e grave ameaça,
➡️ prejuízo ao patrimônio da União 🏛️, com deterioração de patrimônio tombado 🏚️.

📲 Clique aqui e siga o perfil do TP no Instagram

O parecer de Gonet tem 517 páginas 📄 e também pede a condenação do deputado Alexandre Ramagem, do almirante Garnier Santos, do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e dos ex-ministros Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto, Anderson Torres e Augusto Heleno 👥.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

No documento, Gonet diz que Bolsonaro é o “líder da organização criminosa” denunciada, “por ser o principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado Democrático de Direito” ⚠️.

Segundo o PGR, o ex-presidente “instrumentalizou o aparato estatal” 🏛️ e operou, de forma dolosa, um esquema persistente de ataque às instituições públicas 🧨 e ao processo sucessório.

“Com o apoio de membros do alto escalão do governo e de setores estratégicos das Forças Armadas 🪖, mobilizou sistematicamente agentes, recursos e competências estatais, à revelia do interesse público, para propagar narrativas inverídicas, provocar a instabilidade social e defender medidas autoritárias ❗. Sua atuação, pautada pela afronta à legalidade constitucional 📜 e pela erosão dos pilares republicanos, teve por objetivo sua continuação ilegítima no comando do país, em negação ao princípio da alternância democrática, da soberania popular e do equilíbrio entre os Poderes ⚖️”, diz o procurador-geral nas alegações finais.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Por Pepita Ortega / AE / edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

Postagens relacionadas

1 comentário

Deus é Justiça 15 de julho de 2025 - 10:58

Não era pra ser diferente, um advogado do Lula pedindo isso daí não é nenhuma novidade, mas Arquivou o processo de um bandido chamado Carlos Lupi por suposto crime de desvio de milhões dos aposentados do INSS , é perseguição ao ex presidente Bolsonaro ou não é? Aí não precisa nem fazer investigação mandava logo pra cadeia, essa justiça desse país tá desmoralizada.

Responder

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais