Procurador-Geral afirma que Bolsonaro tentou se manter no poder à força, com ataques à democracia e apoio de militares.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou às 23h46 desta segunda-feira (14) 🕰️, as alegações finais da ação penal do golpe de Estado, com o pedido de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por cinco crimes:
➡️ organização criminosa armada,
➡️ tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito,
➡️ golpe de Estado,
➡️ dano qualificado pela violência e grave ameaça,
➡️ prejuízo ao patrimônio da União 🏛️, com deterioração de patrimônio tombado 🏚️.
📲 Clique aqui e siga o perfil do TP no Instagram
O parecer de Gonet tem 517 páginas 📄 e também pede a condenação do deputado Alexandre Ramagem, do almirante Garnier Santos, do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e dos ex-ministros Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto, Anderson Torres e Augusto Heleno 👥.
Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

No documento, Gonet diz que Bolsonaro é o “líder da organização criminosa” denunciada, “por ser o principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado Democrático de Direito” ⚠️.
Segundo o PGR, o ex-presidente “instrumentalizou o aparato estatal” 🏛️ e operou, de forma dolosa, um esquema persistente de ataque às instituições públicas 🧨 e ao processo sucessório.
“Com o apoio de membros do alto escalão do governo e de setores estratégicos das Forças Armadas 🪖, mobilizou sistematicamente agentes, recursos e competências estatais, à revelia do interesse público, para propagar narrativas inverídicas, provocar a instabilidade social e defender medidas autoritárias ❗. Sua atuação, pautada pela afronta à legalidade constitucional 📜 e pela erosão dos pilares republicanos, teve por objetivo sua continuação ilegítima no comando do país, em negação ao princípio da alternância democrática, da soberania popular e do equilíbrio entre os Poderes ⚖️”, diz o procurador-geral nas alegações finais. |
Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular
Por Pepita Ortega / AE / edição: Tribuna de Parnaíba
Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb


1 comentário
Não era pra ser diferente, um advogado do Lula pedindo isso daí não é nenhuma novidade, mas Arquivou o processo de um bandido chamado Carlos Lupi por suposto crime de desvio de milhões dos aposentados do INSS , é perseguição ao ex presidente Bolsonaro ou não é? Aí não precisa nem fazer investigação mandava logo pra cadeia, essa justiça desse país tá desmoralizada.