Editorial | “Fiscalização” ou espetáculo midiático?

por Tribuna de Parnaíba

O prefeito Francisco Emanuel apareceu, mais uma vez, em um vídeo nas redes sociais, desta vez “fiscalizando” escolas municipais de Parnaíba. Mas… e se tiver algo errado, vai continuar culpando a gestão anterior ou tomar uma atitude concreta?

Segundo ele, a ação faz parte de uma série de visitas para avaliar o funcionamento dos serviços públicos da cidade, incluindo em breve, unidades de saúde e outros setores da gestão. Aparentemente, uma medida nobre. Mas como quase tudo nessa gestão, a iniciativa levanta mais dúvidas do que certezas. Continua depois da publicidade

A primeira pergunta é simples e direta: onde estava o secretário de Educação durante essa “fiscalização”? A ausência do responsável pela pasta não é um detalhe menor, é sintoma. Sintoma de que o prefeito não confia na própria equipe, ou pior: de que a equipe não tem autonomia alguma. O que deveria ser uma visita técnica e institucional virou mais um monólogo gravado para engajar nas redes. Uma cena cuidadosamente encenada, onde o único protagonista é o próprio prefeito.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

E, em uma cena nitidamente MONTADA, o prefeito flagra alunos indo embora mais cedo. A resposta? Óbvio que é jogar mais uma vez o erro para a gestão anterior: “costume da gestão anterior”.

A cena, mais uma vez expõem o MAU CARATISMO empregado, além de chamar o parnaibano de BURRO, em querer culpar a gestão passada, após ele Francisco Emanuel ter exonerado TODOS OS SERVIDORES COMISSIONADOS E DIRETORES, DA GESTÃO ANTERIOR  para colocar INDICAÇÕES SUAS. PURO TEATRO!

Lembrando que há mais de 3 meses o oprimido e podado antigo “Novo Francisco” tem a caneta cheia, para assinatura solo, SEM AS PSEUDO INTERFERÊNCIAS MALIGNAS que ele tanto alegava. Muito mimimi para pouco trabalho!

Não se trata aqui de condenar a presença do gestor nas unidades públicas. Ao contrário. Todo prefeito tem o dever de acompanhar de perto os serviços que presta à população. O problema é quando isso vira performance. Francisco Emanuel já carrega a fama de “prefeito TikTok”  muito ativo nas redes, mas cada vez mais distante da realidade concreta das ruas, dos bairros, das necessidades urgentes da população.

A pergunta que não quer calar: nas falhas identificadas nesses setores, os secretários responsáveis serão cobrados? Advertidos? Substituídos? Ou para sempre ele irá colocar a culpa na gestão anterior e tudo não passará de mais um vídeo editado, uma dancinha de popularidade forçada, para tentar abafar o descontentamento que já cresce nas comunidades?

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais