Cidades do Piauí terão testes de emergência da Defesa Civil

As notificações também terão um sinal sonoro, mesmo se o celular estiver no modo silencioso

por Tribuna de Parnaíba

Mais de 1 milhão de piauienses devem receber, no próximo dia 14 de junho, um alerta sonoro em seus celulares 📲. Trata-se de um teste do novo sistema “Defesa Civil Alerta” (DCA), que será executado simultaneamente em Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.

A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), marca uma nova era na comunicação de risco no estado. O sistema utiliza a moderna tecnologia cell broadcast, que dispensa cadastro prévio e permite o envio automático de mensagens para todos os celulares conectados às redes 4G e 5G nas áreas de risco, mesmo com os aparelhos em modo silencioso 🔊. Continua depos da publicidade

O DCA já opera com sucesso em estados do Sul e Sudeste. Sua tecnologia é baseada na geolocalização das Estações Rádio Base (ERBs) das operadoras (Algar, Claro, TIM e Vivo), garantindo que apenas as áreas efetivamente afetadas recebam os alertas ⚠️.

“Antes, as ferramentas eram imprecisas e de curto alcance. Agora, com o apoio do Ministério da Integração, temos um sistema refinado, de longo alcance e muito mais eficaz”, explica Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec.

Com isso, o Governo do Piauí reafirma seu compromisso com a segurança da população e o fortalecimento das ações de prevenção contra desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e vendavais 🌪️. A orientação da Defesa Civil é que todos mantenham seus aparelhos atualizados e conectados para garantir o recebimento das notificações.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais