Papa simplificou o próprio funeral e será enterrado em caixão simples de madeira ⚰️

O velório de um papa sempre se torna um evento, até pelo tempo que demora (nove dias) 🕊️.

O Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, 21 🗓️, buscou no ano passado simplificar os ritos de seu funeral. E ele será enterrado em um caixão simples de madeira 🌲 e fora do Vaticano, o que acontecerá pela primeira vez em mais de um século 📜. Continua depois da publicidade

Francisco renunciou a uma prática secular, segundo a qual o chefe da Igreja é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho ⛪. Em vez disso, Francisco será enterrado em um único caixão de madeira revestido de zinco 🪵.

O uso de uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro para o “velório”, como aconteceu com os pontífices anteriores, também foi abolido 🚫. Os fiéis serão convidados a prestar suas homenagens enquanto o corpo de Francisco ficará dentro do caixão, com a tampa aberta 🙏.

Segundo as últimas informações vaticanas, ele optou pelo enterro na Igreja de Santa Maria Maior em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 papas 🏛️.

Corpo do Para Francisco será enterrado na Igreja de Santa Maria Maior em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 papas 🏛️.

A escolha foi por se tratar da igreja que Francisco tradicionalmente frequentava para fazer suas orações em Roma (diocese da qual era, oficialmente, o bispo) 🙌. Antes dele, Leão XIII, em 1903, havia optado pelo enterro na igreja de São João de Latrão 🕍.

As instruções estão no “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, aprovado em 29 de abril de 2024 pelo próprio Papa Francisco 📘, que recebeu o primeiro exemplar em 4 de novembro 📅.

Fez-se necessária uma nova edição – explicou à época o arcebispo Diego Ravelli – antes de tudo porque o Papa Francisco pediu, como ele mesmo declarou em diversas ocasiões, para simplificar e adaptar alguns ritos de forma que a celebração das exéquias do Bispo de Roma expressasse melhor a fé da Igreja em Cristo Ressuscitado ✝️, disse. “O rito renovado, ademais, deveria enfatizar ainda mais que o funeral do Romano Pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo e não de uma pessoa poderosa deste mundo 🌍.”

A razão de não ser enterrado no Vaticano 🕊️

Francisco declarou seu desejo de ser enterrado fora do Vaticano em 2023. “Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção” pela Virgem, confidenciou à jornalista mexicana Valentina Alakraki 💬. A devoção mariana é antiga: então cardeal Bergoglio frequentava a basílica ao lado da estação Termini já quando era arcebispo de Buenos Aires 🚶.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

Voltou ao local uma centena de vezes, após cada uma de suas viagens apostólicas e nas festas litúrgicas marianas 🌐. Foi ainda o primeiro lugar em que foi após se tornar papa e que procurou durante a pandemia de covid-19 😷. Curiosamente, trata-se da mesma forte devoção de Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas, que ali celebrou sua primeira missa em 1538 🕯️.

Por fim, o papa consegue deixar o Vaticano, no qual durante mais de uma vez se disse “engaiolado” 🕳️. E, em uma sequência iniciada ao se recusar a ir para o Palácio Apostólico e optar por morar na Hospedaria Santa Marta 🏠, quebrou um último “protocolo” de seus antecessores 🔓.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Por Claudio Vieira / AE / edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@tribunadephb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *