Conheça Alda Avellino da Cunha, a primeira mulher parnaibana bacharela em direito

por Tribuna de Parnaíba

Alda Avellino da Cunha, filha de Alarico José da Cunha e Marcelina Vitória Avellino da Cunha, nasceu na Parnaíba, no litoral norte do Piauí, em 13 de julho de 1917.

Cursou os estudos preliminares e o Ensino Normal na sua Parnaíba e foi professora de língua portuguesa e de língua inglesa. Falava fluentemente o idioma inglês, tendo sido na juventude, professora do então menino, depois Ministro, João Paulo dos Reis Velloso (1931-2019). Continua depois da publicidade

Como tinha imenso desejo de fazer uma Faculdade de Direito, Alda se formou em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Piauí, em Teresina, em dezembro de 1941.

Depois de conquistar o título pioneiro de Bacharela, Alda Avellino da Cunha mudou o seu endereço para o Rio de Janeiro (RJ) e trabalhou no IAPEC, onde prestou concurso público para o cargo de Procuradora Federal do INSS e exerceu a profissão até a aposentadoria.

Continue lendo depois da publicidade

Era pianista e tinha o hobby de tocar músicas eruditas de compositores como Bach, Chopin e Beethoven, bem como canções populares brasileiras.

Acompanhou vários tenores que vinham a Parnaíba, como Aderlato Mattos.

Morreu no dia 2 de março de 1997.

Em 2022, a Academia Parnaibana de Direito (APD), Casa de Evandro Lins e Silva, presta justa homenagem a grande parnaibana Alda Avellino da Cunha, dando o seu nome a uma alta Condecoração dessa instituição jurídica.

Por: Diego Mendes Sousa / Presidente da Academia Parnaibana de Direito

Postagens relacionadas

3 comentários

Nina de Fátima da Cunha Nunez 30 de novembro de 2022 - 20:03

Gostei muito

Responder
Tribuna de Parnaíba 30 de novembro de 2022 - 20:24

Obrigado 😉

Responder
Julia Fernandes Heimann 2 de dezembro de 2022 - 16:56

Muito interessante, nessa época, as mulheres sofriam preconceito, só podiam ser costureiras, no máximo, professoras. Foi uma guerreira! Homenagem merecida!

Responder

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais