Prefeitura de Parnaíba adquire aparelho que detecta tuberculose em até 2 horas

No Piauí apenas Teresina e Parnaíba possuem o aparelho que foi recebido através de convênio com o Ministério da Saúde. Aparelho também poderá ser usado para detectar outras enfermidades.

A Prefeitura de Parnaíba, através do Laboratório Municipal de Hanseníase e Tuberculose, oferecerá a partir da próxima semana um novo exame que detecta a tuberculose em até 2 horas.

O aparelho, que foi recebido através de convênio com o Ministério da Saúde, utiliza tecnologia molecular para identificar a tuberculose e outras doenças.

“Esse aparelho também irá realizar o teste de SWAB para identificação da COVID-19, todos os servidores já foram treinados. É um aparelho de alta tecnologia, e a saúde em Parnaíba tem avançado muito, porque o nosso objetivo é esse, atender cada vez melhor a população parnaibana” destacou a Primeira-dama, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, que representou o Prefeito Mão Santa.

“Foram doados dois equipamentos para o Piauí pelo Ministério da Saúde, um para Teresina e outro para Parnaíba, então hoje só existem na rede pública de saúde dois equipamentos como este no Piauí. O aparelho que utiliza teste molecular para tuberculose também pode ser usado para detectar a COVID-19. Este aparelho dá início a um projeto para um laboratório central de Parnaíba, onde nós possamos realizar nossos exames em Parnaíba, sem a necessidade de enviar à Teresina, com exames de Zica, Chikungunya, Dengue.” Afirmou Rejane Moreira, Secretária Municipal de Saúde.

Para o médico Valdir Aragão o aparelho coloca o sistema público de saúde em Parnaíba um passo à frente nos serviços oferecidos à comunidade. “É uma pesquisa molecular capaz de detectar precocemente a tuberculose, dentro de 2 horas se tem o resultado e posteriormente o início do tratamento, evitando assim a destruição do parênquima pulmonar. Então, é um aliado muito importante para um tratamento mais rápido.”

O novo equipamento deverá atender não só a população parnaibana, mas de toda a planície litorânea que é composta por 10 cidades no entorno de Parnaíba.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!