Prefeitura de Parnaíba adquire aparelho que detecta tuberculose em até 2 horas

por Tribuna de Parnaíba

No Piauí apenas Teresina e Parnaíba possuem o aparelho que foi recebido através de convênio com o Ministério da Saúde. Aparelho também poderá ser usado para detectar outras enfermidades.

A Prefeitura de Parnaíba, através do Laboratório Municipal de Hanseníase e Tuberculose, oferecerá a partir da próxima semana um novo exame que detecta a tuberculose em até 2 horas.

O aparelho, que foi recebido através de convênio com o Ministério da Saúde, utiliza tecnologia molecular para identificar a tuberculose e outras doenças.

“Esse aparelho também irá realizar o teste de SWAB para identificação da COVID-19, todos os servidores já foram treinados. É um aparelho de alta tecnologia, e a saúde em Parnaíba tem avançado muito, porque o nosso objetivo é esse, atender cada vez melhor a população parnaibana” destacou a Primeira-dama, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, que representou o Prefeito Mão Santa.

“Foram doados dois equipamentos para o Piauí pelo Ministério da Saúde, um para Teresina e outro para Parnaíba, então hoje só existem na rede pública de saúde dois equipamentos como este no Piauí. O aparelho que utiliza teste molecular para tuberculose também pode ser usado para detectar a COVID-19. Este aparelho dá início a um projeto para um laboratório central de Parnaíba, onde nós possamos realizar nossos exames em Parnaíba, sem a necessidade de enviar à Teresina, com exames de Zica, Chikungunya, Dengue.” Afirmou Rejane Moreira, Secretária Municipal de Saúde.

Para o médico Valdir Aragão o aparelho coloca o sistema público de saúde em Parnaíba um passo à frente nos serviços oferecidos à comunidade. “É uma pesquisa molecular capaz de detectar precocemente a tuberculose, dentro de 2 horas se tem o resultado e posteriormente o início do tratamento, evitando assim a destruição do parênquima pulmonar. Então, é um aliado muito importante para um tratamento mais rápido.”

O novo equipamento deverá atender não só a população parnaibana, mas de toda a planície litorânea que é composta por 10 cidades no entorno de Parnaíba.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais