Rússia começa produção de vacina contra a Covid-19

por Tribuna de Parnaíba

A vacina contra o novo coronavírus da Rússia, de nome Sputnik V, começou a ser produzida neste sábado (15), informou o ministério da Saúde do país, de acordo com a agência de notícias estatal TASS.

De acordo com informações da agência russa de notícias Interfax, a vacina começou a ser produzida nas instalações da farmacêutica Binnopharm, que tem capacidade para fazer cerca de 1,5 milhão de doses de vacina por ano.

Entre dezembro deste ano e janeiro de 2021, o governo espera chegar a 5 milhões de doses da vacina por mês com a inclusão de novos locais de produção do medicamento. A Interfax diz que toda a Rússia estará abastecida com a vacina no prazo de um ano.

Desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, com sede em Moscou, a vacina foi aprovada pelo governo na terça-feira (11), antes de iniciar a Fase 3 dos testes clínicos. Dias depois, o estado do Paraná assinou um acordo com os russos para testar o medicamento.

Continua depois da publicidade

O chefe do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), Kirill Dmitriev, anunciou no início desta semana que os testes de Fase 3 da Sputnik V começariam no dia 12 de agosto. Cerca de 2 mil pessoas devem participar deste estágio, que é considerado crucial para avaliar a eficácia e segurança da vacina.

Algumas pessoas já tomaram doses da vacina, como a filha do presidente Vladimir Putin e o próprio Dmitriev. No entanto, nenhum dado científico sobre a Sputnik V foi divulgado.

“Sabemos que a tecnologia funciona e publicaremos os dados em agosto e setembro para demonstrar isso”, disse o chefe do RDIF.

Dmitriev acrescentou que a vacina será distribuída gradualmente para profissionais da saúde e para pessoas que compõem grupos de risco antes da vacinação em massa dos russos, com estimativa para começar em outubro.

A Sputnik V deve estar disponível para os outros países ainda em novembro deste ano.

Fonte: CNN

Confira outras matérias sobre cotidiano internacional clicando aqui

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais