Parnaíba ontem e hoje. Leonardo de Sá cumpre a missão

por Tribuna de Parnaíba

Foram aí instaladas as primeiras fazendas, por algumas pessoas, dando início ao primeiro núcleo de povoamento, um insignificante arraial, hoje, a cidade de Parnaíba

De acordo com o recebimento da carta Régia, de 12 de janeiro de 1699, enviada pelo governador de Pernambuco, determinava se que fosse feito o levantamento dos rios: Parnaíba e Paraim, o fundo do mar e, em seguida, a entrada do rio, para melhor verificar a largura das barras e baixios; o Capitão Mor do Ceará, Francisco Gil Ribeiro, expediu de imediato ordens ao Sargento Mor Leonardo de Sá, com 700 homens, a dar à missão, conforme as ordens recebidas.

Leonardo de Sá desbravou A Região compreendida entre o rio Igaraçu e a serra de Ibiapaba; percorreu ele todo Rio e Igaraçu, nome indígena que quer dizer Canoa Grande; travou o combate com os índios Tremembés, na Serra da Ibiapaba, e venceu-os.

Continua depois da publicidade

A missão foi cumprida, sendo que pelo feito, Leonardo de Sá e seus companheiros receberam “SESMARIAS” de terras às margens do rio Igaraçu. Eles, entretanto, retornaram ao Ceará, logo depois; foram aí instaladas as primeiras fazendas, por algumas pessoas, dando início ao primeiro núcleo de povoamento, um insignificante arraial, hoje, a cidade de Parnaíba.

A série, Personalidades Atuantes da História de Parnaíba, Ontem e Hoje, da escritora Aldenora Mendes Moreira, é publicada diariamente às 20h.

Fonte: Personalidades atuantes da história da Parnaíba, ontem e hoje. Aldenora Mendes Moreira

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais