Governo do Piauí reforça parceria com chineses para produção de vacina

por Tribuna de Parnaíba

O governador reforçou, durante o encontro que celebra a amizade Brasil-China, a importância de dar prioridade à etapa de vacinação contra a Covid-19.

O governador Wellington Dias participou, por videoconferência, nesta segunda-feira (17), do lançamento da Edição Especial de Amizade China-Brasil, da Editora Nordeste, que contou com a presença do embaixador da China, Yang Wanming. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual aproveitou para estreitar os laços e a parceria com os chineses para a produção da vacina contra o novo coronavírus.

O evento contou também com a participação de líderes da bancada federal, empresários e investidores. Wellington ressaltou a parceria que a China tem com o Piauí. “É um evento que celebra a amizade Brasil-China, no qual participaram vários líderes da região Nordeste e do Brasil, bem como o embaixador da China e o representante da China. O Piauí tem uma relação intensa de interesse bilateral: de um lado nós importamos produtos da China, do outro lado a China é o maior parceiro comercial do Brasil no exterior e o estado do Piauí se destaca com a venda de uma série de produtos e a compra de outros, gerando emprego e renda. Destaco ainda que a China já é o maior investidor dentro do Piauí, são cerca de R$ 4,5 bilhões em investimentos por meio da CGN China, que é a maior das geradoras de energia em regiões como Lagoa do Barro, e também com a ZTE, na área do Piauí Conectado, relacionado à comunicação digital”, afirmou Dias.

O governador reforçou, durante o encontro, a importância de dar prioridade à produção de vacinação contra o novo coronavírus. Nesse sentido, está sendo articulado, com o Fórum dos Governadores do Nordeste e do Brasil, uma agenda com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, para ter definições sobre essa etapa.

“Queremos ampliar os negócios com a China, por isso aproveitei a oportunidade e cobrei a importância de uma parceria com o país, que está bem avançado nessa área de pesquisas para a vacina contra o coronavírus, no sentido de haver um entendimento com o Nordeste e com o Brasil para que tenhamos as condições de experimentar o resultado desses estudos em uma parceria voltada para a proteção da saúde das pessoas, garantindo as condições da produção de vacina no Brasil e também da sua aplicação no país, de modo especial no Nordeste”, frisou Wellington.

Fonte: CCom Governo do Piauí

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais