Após pesquisas W. Dias prorroga decreto de isolamento

por Tribuna de Parnaíba

Wellington Dias prorrogou decretos, mas propôs prosseguir com os protocolos de flexibilização das atividades econômicas

Por: Marília Andrade, CCom Governo do Piauí

A sétima rodada de pesquisas sobre o índice de propagação do novo coronavírus no Piauí revelou, nesta segunda-feira (22), que a taxa de transmissibilidade voltou a aumentar: passou de 1.3 para 1.5, segundo o Instituto Amostragem. Em reunião com o Comitê de Operações Emergenciais de Combate às Covid-19 (COE) ampliado, o governador Wellington Dias decidiu pela prorrogação dos decretos de isolamento social até o dia 6 de julho e prosseguimento dos protocolos de flexibilização das atividades econômicas. O chefe do executivo estadual também decretou luto por uma semana em homenagem àqueles que morreram por conta do novo coronavírus no estado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de junho, com 4.009 pessoas de 11 municípios no Piauí, no qual 412 testaram positivo para a doença. A estimativa de pessoas infectadas para o Piauí é de 336.386, dessas, cerca de 111 mil ainda estão transmitindo o vírus. Se antes 10 pessoas infectavam 13 outras pessoas, agora 10 pessoas estão infectando 15. A pesquisa estima ainda que a população piauiense que já entrou em contato com vírus passou de 4% para 10%, isso acarretou um crescimento de 2,5 vezes em apenas uma semana.
 Continua depois da publicidade 

“No início da pandemia, o crescimento era exponencial, depois começou amenizar, porém voltamos a ter um crescimento exponencial. A conclusão é de que a situação se agravou no estado nos últimos dias, e esse crescimento é diferente de um município para o outro: em Parnaíba, por exemplo, os casos estão crescendo muito. Destaco ainda os municípios de Picos, Floriano, Oeiras e São Raimundo Nonato, que estava estabilizando e está voltando a aumentar, com um crescimento acima da média”, afirmou o diretor do Instituto Amostragem, Batista Teles.

O chefe do executivo atribui o crescimento das taxas de transmissibilidade e de infecção à queda do isolamento social. “Na última quinta e sexta-feira, tivemos uns dos mais baixos índices de isolamento e, em consequência disso, aumenta o número de pessoas com coronavírus, com estimativa de pessoas infectadas ultrapassando os 300 mil”, disse Wellington Dias.

A recomendação do COE é de que os decretos de isolamento sejam prorrogados por, pelo menos, 15 dias. “Baseada nos dados que temos, tanto em relação à capacidade da doença se reproduzir quanto à ocupação da rede hospitalar, a recomendação do comitê é para a prorrogação por pelo menos mais 15 dias, com uma mão mais rígida do judiciário com relação a essas medidas, porque sem o isolamento adequado e sem a abertura programada, vamos enfrentar um longo período ruim. Sabemos que, mesmo com a ampliação de leitos, não teremos mais recursos humanos”, frisou o diretor do COE, o médio infectologista José Noronha.

Apesar dos resultados da pesquisa, que fizeram com que Wellington Dias propusesse a prorrogação dos decretos, o governador decidiu prosseguir com os protocolos de flexibilização das atividades econômicas, seguindo o Pacto pela Retomada Organizada Pro Piauí. “De um lado, faremos a prorrogação do isolamento social, como o comitê recomenda e, por outro lado, prosseguimos com os protocolos, seguindo para a próxima etapa de flexibilização. É melhor sair com protocolo, do que sair desorganizado. Assim, temos uma chance melhor de fiscalização e termos condições de ampliar o Busca Ativa, pois sabemos da desobediência de alguns setores e precisamos organizar isso”, destacou o gestor estadual.

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais