Piauí registra mais de 4 mil casos de Covid-19 em apenas uma semana

por Tribuna de Parnaíba

Em apenas uma semana, de 15 a 22 de junho, foram confirmados 4.388 novos casos e 124 mortes.

Fonte: CCom Governo do Piauí

Após pouco mais de três meses desde o início da pandemia do novo coronavírus no Piauí, o número de óbitos e infectados em decorrência da Covid-19 cresce e preocupa as autoridades da saúde no Estado. Até o dia 22 de junho, o Piauí registrou 15.269 casos confirmados e 517 óbitos pela Covid-19.

Os primeiros três casos no estado foram confirmados no dia 19 de março e foram necessários 74 dias, pouco mais de dois meses, para atingir 5.119 piauienses, no dia 31 de maio. A partir daí, até o dia 22 de junho, foram registrados mais 10.150 novos casos, ou seja, praticamente o dobro, em apenas 22 dias.
 Continua depois da publicidade 

Os óbitos também estão crescentes. O primeiro foi registrado dia 28 de março e dois meses depois, dia 28 de maio, já tínhamos 146 vítimas da Covid-19. De lá até o dia 22 de junho, apenas num intervalo de 25 dias, mais 371 pessoas morreram por conta do novo coronavírus, totalizando 517 óbitos.

No entanto, à medida que os números crescem, o isolamento social tem caído bastante. Nas duas últimas semanas de março, o isolamento chegou perto de 60%, mas nos últimos dias tem ficado abaixo de 50%. Nessa segunda-feira, ficou em apenas 39,7%. Para o fortalecimento de medidas de combate do novo coronavírus, o governador Wellington Dias decidiu pela prorrogação dos decretos de isolamento social até o dia 6 de julho e prosseguimento dos protocolos de flexibilização das atividades econômicas.

“O Estado está fazendo a parte dele fortalecendo a rede de saúde com mais leitos de UTI, construção de hospital de campanha, mais testes e os decreto de isolamento social. Porém, a população precisa ajudar cumprindo as recomendações sanitárias que seguem sempre o rigor científico e as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Peço para que todos tenham consciência e cumpram as medidas de distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos. Essa é uma doença muito séria e imprevisível. A melhor saída ainda é a prevenção”, explicou Wellington Dias.

Transmissão

Um levantamento do Instituto Amostragem, divulgado na segunda-feira (22), apontou que a taxa de transmissibilidade continua subindo: passou de 1.3 para 1.5. Ou seja, 10 pessoas antes contaminavam outras 13, agora contaminam 15. No antepenúltimo levantamento, o índice era 0.9, ou seja, 10 pessoas transmitiam para outros 9.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de junho, com 4.009 pessoas de 11 municípios no Piauí, e 412 testaram positivo para a doença. A estimativa de pessoas infectadas para o Piauí é de 336.386, dessas, cerca de 111 mil ainda estão transmitindo o vírus. A pesquisa estima ainda que a população piauiense que já entrou em contato com vírus passou de 4% para 10%, isso acarretou um crescimento de 2,5 vezes em apenas uma semana.

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais