Curso de pedagogia da Uespi em Parnaíba recebe nota máxima

por Tribuna de Parnaíba

O curso foi avaliado em cinco categorias e devido às suas boas avaliações e trabalhos realizados manteve o seu funcionamento.

Fonte: Governo do Piauí

Os cursos de Pedagogia, do campus de Parnaíba, e História, do campus de Oeiras, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), receberam a avaliação nota máxima (5) e a renovação de reconhecimento pelo Conselho Estadual da Educação (CEE/PI). Os cursos foram avaliados em cinco categorias e devido às suas boas avaliações e trabalhos realizados mantiveram o seu funcionamento.

O processo de avaliação e renovação de reconhecimento do curso é realizado pelo Conselho Estadual de Educação a cada 3 ou 4 anos. O órgão avalia as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente, discente e técnico-administrativo, além da infraestrutura. Após a avaliação, o Conselho emite um parecer e edita uma resolução de autorização de funcionamento.
 Continua depois da publicidade 

No parecer os avaliadores relatam cada dimensão investigada, o que contribui para o crescimento do curso, bem como as fragilidades que precisam ser revistas e trabalhadas até a próxima avaliação. O parecer é bastante detalhado e instrutivo para que o curso continue em busca de manter e melhorar a qualidade. Os conceitos para cada item avaliado têm valores de 1 até 5, sendo 5 o conceito máximo – que considera o resultados da avaliação das dimensões, o resultado da avaliação do Enade, avaliação feita pelo Ministério da Educação.

Para o curso de Pedagogia de Parnaíba, a Comissão atribuiu conceitos favoráveis à renovação de reconhecimento do Curso, por isso o conceito 5 (nota máxima). A Coordenadora do curso, Professora Samara Silva, explica que as recomendações feitas no Parecer do CCE são relacionadas ao número de docentes efetivos para cumprir a oferta de vagas estabelecidas no PPC do Curso, que é de 80 vagas anuais e que a Universidade possa criar comitês locais de Ética e Pesquisa. “Nosso curso sempre está empenhado em desenvolver projetos, atividades de ensino e pesquisa comum alinhada ao trabalho coletivo e colaborativa, que vem provocando um grande impacto em nossa realidade aqui no território litorâneo. Destaco, ainda, o envolvimento dos nossos estudantes em busca da melhoria do curso, a parceira com a rede pública e privada de educação, que tem possibilitado aos estudantes do curso o diálogo e vivência da relação teoria e prática. Além também do desenvolvimento dos Programas de Iniciação à Docência, Residência Pedagógica para a qualificação do nosso corpo docente com a formação na área do mestrado e Doutorado”, ressaltou.

O diretor do campus de Parnaíba, Professor Eyder Rios, a avaliação positiva nada mais é do que o resultado do esforço dos docentes e discentes. “A nota máxima atribuída ao curso é fruto de muito esforço e dedicação em algo que acreditamos. O trabalho dos professores, coordenação e dos alunos de Pedagogia, assim como os outros cursos da Uespi, é sério e coerente, verificando a integração e contribuição entre discentes e docentes”, afirmou.

Evangelita Nóbrega, Professora do curso, também faz parte dessa conquista. Ela é Mestre e doutoranda na UFCscar e já foi Coordenadora do curso de 2017 até 2018. De acordo com a professora, o conceito 5 avaliado pelo Conselho Estadual de Educação apresenta o resultado da política de investimentos da Uespi no que tange a qualificação dos docentes.

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais