Albert Piauhy fala sobre incêndio no Museu Nacional e alerta: Outros casos podem acontecer, inclusive em Parnaíba!

por Tribuna de Parnaíba

Superintendente de Cultura da Prefeitura de Parnaíba, alerta que outros prédios históricos podem ter o mesmo destino do Museu Nacional, incendiado neste domingo (02).

Por: Bruno Santana

Artista plástico, Albert é um dos maiores incentivadores da cultura no estado, sendo inclusive idealizador do Salão Internacional do Humor.

Para Albert, o incêndio é decorrência do descaso com a cultura no Brasil
“O que aconteceu, é o que está acontecendo. A falta de zelo que o Brasil tem por seu patrimônio, por seus museus. Outros museus no Brasil também vão pegar fogo, é uma questão de tempo, há pouco tempo tivemos um museu que incendiou em São Paulo (Museu da Língua Portuguesa) e, isso, é um descaso que vem de décadas. A mesma coisa (descaso) está acontecendo com um dos maiores acervos do mundo (de livros) que é o da biblioteca nacional. Tudo lá está numa situação precária, sem climatização adequada, sem condições de armazenamento dos acervos, e isso, acontece no Brasil inteiro, com seu patrimônio com seus prédios”.

“Meu sentimento é de ódio, angústia, tristeza, enfim, são vários sentimentos. Aquele incêndio destruiu coisas que são bens culturais da humanidade. Ali se catalogaram coisas ao longo de 200 anos que faziam parte da história do mundo e do Brasil.” Albert Piauhy

Museu do Homem Americano pode ser outra vítima
“O museu do Homem Americano está sem recebimento de verbas até para manutenção de sua estrutura, e isso, é um dos fatores que contribuem para que essas tragédias culturais aconteçam”

Prédios históricos de Parnaíba
“Na Parnaíba não é o fogo que está destruindo os prédios históricos, são os drogados que roubam portas, telhas, ripas, para vender e comprar drogas. Quando você menos espera está um prédio histórico depenado. Ninguém cuida!”

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Tribuna de Parnaíba

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com o uso, mas você pode desativá-los a qualquer momento, se preferir. Aceitar Leia mais