No Piauí, vacina para febre amarela é exclusiva aos que vão viajar para áreas de risco

Pacientes precisam comprovar viagem para receber vacina. Piauí não está na zona de risco da febre amarela e não tem registros da doença há mais de 40 anos.

A vacina contra a febre amarela está disponível em diversas Unidades Básicas de Saúde de Teresina, mas apenas pessoas que vão viajar para algumas das áreas de risco poderão ser imunizadas. Quem for a uma das UBS em busca da vacina deve levar consigo um comprovante da viagem.

A restrição é uma forma da Fundação Municipal de Saúde controlar as doses disponíveis da vacina. No Piauí, a área de recomendação se encontra apenas na região Sul do estado. A vacina também é recomendada para quem vai viajar para outros países.

Herlon Guimarães, gerente de Atenção Básica da Sesapi (Secretaria de Estado de Saúde do Piauí), explica que pessoas que vão viajar para outros estados, como Bahia, Pará ou Maranhão, devem levar um comprovante da passagem às unidades de saúde para ter acesso à vacina.

A vacina contra febre amarela é recomendada para pessoas com idades entre 9 meses e 59 anos, e está no calendário de imunização nacional. No Piauí não há registros da doença há mais de 40 anos. Quem já tomou pelo menos uma dose está devidamente imunizado e não precisa tomar uma segunda.

A estudante Mariana Freire, entretanto, encontrou uma barreira no processo. Ela foi tentar tomar a vacina no Hospital do Monte Castelo, mas encontrou dificuldades, pois vai viajar em um automóvel e não tem como emitir qualquer tipo de comprovante de viagem.

“Se eu vou viajar de carro eu vou trazer o que, o pneu? Não tem condição né?”, comentou a estudante, que precisou conversar com a assistência social do hospital para ter acesso à vacina.

Fonte: G1
Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!