Falta de energia e de acesso à internet marcam primeiro dia do Mutirão da Identidade

A meta do mutirão é realizar 200 atendimentos por dia; número de pessoas que compareceu ao Complexo de Delegacias era quase o dobro do esperado.

Por: Bruno Santana

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, iniciou nesta sexta-feira (19), o Mutirão da Identidade, no Complexo de Delegacias de Parnaíba.

A finalidade do mutirão é a emissão de documentos de identificação para suprir a necessidade de início do ano, época em que a demanda aumenta, pois, crianças precisam de identidade para realizar as matrículas escolares e, idosos para renovarem seus benefícios nos bancos.

Previsto para atuar por 15 dias em Parnaíba, o esquema montado no Complexo da Polícia Civil apresentou falhas no primeiro dia. Às 08h30, horário marcado para início do atendimento, quase 500 pessoas já lotavam o pátio da instituição, porém, sem energia e sem acesso a internet, o atendimento só iniciou por volta das 10h, o que causou revolta em alguns populares que aguardavam por atendimento.

“A gente foi mandado pra cá achando que ia ser melhor que no outro lugar que tirava carteira, mas parece que tá do mesmo jeito, é pra ser uma coisa tão fácil, mas tudo que é pro povo é assim, sofrido, amarrado, acho que é de propósito. Vou vir amanhã bem cedo pra ver se salvo a tarde de hoje pra trabalhar, ninguém é vagabundo pra ficar aqui o dia todo não”. Afirmou uma dona de casa que preferiu não se identificar, mas que tentava tirar a segunda via de seus documentos para realizar uma viagem à Teresina onde será submetida a tratamento médico.

“Nós estamos organizando esses mutirões para ver se desafoga os postos de identificação de Parnaíba e Teresina, então nós estamos aqui com uma equipe grande, como teremos nos principais polos como: Floriano, Picos, Bom Jesus, sendo que o início desse mutirão é em Parnaíba.” Informou Cleide Neres, Coordenadora do Instituto de Identificação – Setor do Interior.

Ainda segundo a Coordenadora, serão 200 atendimentos por dia, porém, caso haja uma quantidade significativa de pessoas a serem atendidas, há uma determinação que continue o atendimento, para que não haja a remarcação do mesmo para o dia seguinte.

Findado os 15 dias do mutirão, o posto deverá ser mantido no Complexo Regional da Polícia Civil, para primeira e segunda via de documentos de identificação e, o Espaço Cidadão para emissão somente de segunda via. Durante os 15 dias do mutirão, o atendimento será realizado das 08h30 às 17h durante toda a semana, inclusive aos sábados e domingos (domingo até o meio dia).

Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!