Campo Maior registra chuva de granizo nesta quarta-feira. Vídeo

Choque de ar quente da superfície com nuvens frias na alta atmosfera são causa do fenômeno.

Nesta quarta-feira (10) moradores da cidade de Campo Maior, Norte do Piauí, registraram uma chuva de granizo. A precipitação das pequenas pedras de gelo aconteceu em partes da cidade por causa do choque entre o ar quente proveniente da superfície e as nuvens frias presentes nas camadas mais altas da atmosfera. A cidade também registrou fortes chuvas e ventos.

No começo da semana outra queda de granizo foi registrada em São Julião, no Sul do Piauí. A meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), Sônia Feitosa, explicou na oportunidade que a formação das pequenas pedras de granizo. “O granizo acontece quando tem umidade na atmosfera e aquela nuvem propícia de crescimento vertical”, disse Sônia Feitosa acrescentando que as formações são comuns em locais quentes.

“Quando elas pesam, se precipitam e não dá tempo elas se derreterem, fazendo com que elas cheguem em forma de gelo. Mas, só acontece na condição de umidade e nuvem própria”
pontuou Sonia Feitosa

Sônia Feitosa destacou que as nuvens que originam o granizo ficam em níveis bem altos. “O calor da superfície sobe para um nível mais elevado e quando se encontra com o local de temperatura muito fria na nuvem, em torno de 60 ou 70 °C negativos há um contraste de temperatura com mudanças de pressão e temperatura assim como vento transformando as gotículas de água em partículas de gelo”, explicou.

Fonte: G1
Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!