Tite e a Seleção Brasileira

Tite cita menor privacidade após chegar à Seleção: “Me incomoda um pouco”

Em entrevista à FIFA, comandante relata “nível 8” de felicidade após vaga para a Copa e aponta que segredo para Neymar render mais é não colocar toda a responsabilidade sobre o astro.

Considerado grande responsável pela recuperação da Seleção e pela classificação antecipada para a Copa do Mundo do próximo ano, Tite parece ter se tornado quase uma unanimidade entre a torcida brasileira. Mas o assédio ao comandante do Brasil às vezes torna-se um incômodo, de acordo com o próprio treinador, que apontou em entrevista ao site oficial da FIFA que alterou um pouco sua rotina em busca de mais tranquilidade.

– Confesso que estou um pouco mais recluso. A falta de privacidade me incomoda um pouco. Estou um pouco mais em família, um pouco mais em casa, lendo livros, vendo os jogos pela televisão. Um pouco de cinema… Minha vida era um pouco assim, mas agora tento ter um pouco mais de privacidade – afirmou Tite.

O técnico disse que já esperava a pressão quando assumiu o comando da equipe, mas não tão grande, e fez questão de dizer que o bom desempenho da Seleção desde a sua chegada se deve “à qualidade dos jogadores e ao trabalho de um grupo de pessoas”. Perguntado em que nível de felicidade estava após a confirmação da classificação para o Mundial, Tite foi cauteloso.

– De 1 a 10, na minha escala profissional, digo um 8. Pode chegar a 10 com o desempenho e o crescimento do time com um título mundial – apontou o treinador, dizendo que a vaga inicialmente representou um alívio, mas depois se transformou em felicidade.

Na opinião de Tite, o bom rendimento dos atletas sob seu comando ocorre porque ele procura “desafiar os jogadores à excelência”, pedindo que sejam cada vez melhores, independente de resultados.

– A exigência pelo resultado oprime, é o que joga para baixo. Não temos o controle do resultado final, mas temos o controle do desempenho. Sou um técnico que exige um desempenho de alto nível. Talvez este seja o combustível para que esta seleção queira seguir crescendo – afirmou.

Ao ser perguntado como consegue tirar o melhor de Neymar, Tite relatou uma receita simples:

– Não colocar a responsabilidade total de sua situação nem confrontá-lo com a responsabilidade. Dividir com os integrantes do time cada parcela de responsabilidade. Senão é muito fácil, deixar a responsabilidade para um top 3 do mundo. A responsabilidade de tudo que acontece é um pouco de cada um de nós. E aí as individualidades e o talento criativo vão aparecer. Fazer disso uma essência de trabalho coletivo, não individual.

Fonte: globoesporte.com
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!