STR efetiva Pierre Gasly no lugar de Daniil Kvyat a partir do GP da Malásia

Francês, campeão da GP2 em 2016, terá sua primeira chance em um GP de Fórmula 1. Chefe da STR diz que Kvyat “não mostrou seu verdadeiro potencial” nesta temporada

Daniil Kvyat está fora da STR no GP da Malásia e não tem previsão de retorno ao time italiano. O russo será substituído por Pierre Gasly, do programa de pilotos da RBR, campeão da GP2 – atual F2 – em 2016. Natural de Rouen, na França, o novato de 21 anos guiou o RB13 nos testes coletivos do Bahrein e da Hungria, e agora terá uma chance para ter seu real potencial avaliado, com possibilidade de permanecer no cockpit em 2018.

– Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram a ter essa chance na minha carreira e, especialmente, ao consultor Helmut Marko, da RBR e à STR. Está é uma ótima oportunidade para mim. Eu me sinto tão pronto. E farei o melhor para a STR durante as próximas corridas – disse o francês.

Em 2017, Gasly disputa a Super Fórmula – categoria de monopostos no Japão – e é o vice-líder com meio ponto a menos que Hiroaki Ishiura. A última etapa do campeonato será disputada no mesmo final de semana do GP dos EUA, e ainda não há a confirmação se o francês participará da corrida em Austin ou tentará o título no Japão. Franz Tost, chefe da STR, destacou o desempenho de Gasly no torneio asiático como uma das razões para testar o piloto.

– A STR foi criada pela RBR para trazer os jovens do seu programa Júnior para a F1, e é isso o que estamos fazendo, dando a Pierre essa chance. Ele é o próximo na linha da RBR para ter esta oportunidade, e ele mostrou que merece depois de ter conquistado o título da GP2 em 2016, e este ano ele vem sendo muito competitivo na Super Fórmula no Japão. Ele tem uma chance de ser campeão, já que está a apenas 0,5 do líder.

Kvyat, por sua vez, faz uma temporada para ser esquecida. Rebaixado da RBR para a STR em 2016, após acidente envolvendo Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo no GP da Rússia, o russo foi trocado por Max Verstappen e nunca mais foi o mesmo. Na atual temporada, ele tem apenas quatro pontos no campeonato contra 48 do companheiro de equipe Carlos Sainz Jr., e a falta de resultados foi fator determinante para que o time italiano efetuasse a mudança.

– A mudança de piloto nos dá a chance de tomar uma decisão mais embasada sobre nossas escolhas para 2018. Por uma série de razões, algumas devido a problemas técnicos, mas outras como seus próprios erros, Daniil Kvyat não mostrou seu verdadeiro potencial, e é por isso que posicionamos (Gasly) para as próximas corridas. Isso vai nos dar a chance de avaliar Pierre da melhor forma durante um fim de semana de corrida.

A STR encerra o comunicado afirmando que Kvyat permanece como “parte da família RBR”.

Fonte: Globo Esporte
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!