Pole, Vettel pode retomar liderança se vencer, mas terá de segurar veloz RBR

Enquanto alemão da Ferrari parte da primeira posição, rival na briga por título, Hamilton larga em quinto. Sem nada a perder, dupla da equipe austríaca deve partir para cima da Ferrari na largada.

As chances de Sebastian Vettel reassumir a liderança do campeonato, perdida pela primeira vez este ano em plena casa da Ferrari, Monza, há duas semanas, são elevadas depois de estabelecer neste sábado brilhante pole position no GP de Cingapura, 14ª etapa do calendário. Como se diz no automobilismo, o alemão tetracampeão do mundo conquistou o resultado no braço, raspou até o muro com o pneu traseiro esquerdo. Os pilotos da RBR, Max Verstappen, segundo, e Daniel Ricciardo, terceiro, dispõem de um carro mais rápido no Circuito Marina Bay.

Vettel pode ultrapassar Lewis Hamilton, da Mercedes, na classificação porque o inglês da Mercedes obteve somente o quinto tempo na definição do grid. Mais que isso: seu modelo W08 Hybrid em nenhum momento do fim de semana, até agora, demonstrou acompanhar o ritmo da RBR e neste sábado da Ferrari também.

Aliás, como Hamilton e seu companheiro, Valtteri Bottas, sexto, já imaginavam. Os 5.065 metros do traçado asiático, de impressionantes 23 curvas, quase todas lentas, não representam o melhor cenário para o monoposto de maior distância entre eixos da F1, o da Mercedes.

No caso de vitória de Vettel, ele somaria 25 pontos aos 235 que tem e chegaria a 260, enquanto Hamilton, tudo dando muito certo mesmo para ele para receber a bandeirada em segundo, receberia 18 e ficaria com 256.

Há um porém nessa história. Entre a largada e o fim da corrida os 20 pilotos precisam completar as 61 voltas mais desgastantes da temporada. É a prova mais longa do ano, com quase duas horas e sob temperatura e umidade profundamente desgastantes. Tradicionalmente o safety car é acionado. Enfim, estamos falando da competição com o maior número de variáveis capazes de interferir no resultado.

A largada será às 9 horas, horário de Brasília, 20 horas em Cingapura, competição realizada totalmente no período da noite.

Fonte: Globo Esporte
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!