Brazilian Storm! A tempestade Brasileira faz dobradinha e leva dois títulos na etapa de Trestles do Mundial de Surfe

Brasileiros Filipe Toledo e Silvana Lima vencem a 8ª Etapa do Mundial de Surfe na Califórnia e mostram a força da atual geração brasileira no esporte.

Trestles é o nome dado a uma área para a prática do surfe na Praia Estadual San Onofre, no Condado de San Diego, Califórnia, Estados Unidos. Porem hoje a praia americana hoje foi mais verde-amarela do que nunca, onde dois brasileiros fizeram história vencendo nas categorias masculina e feminina, deixando os grandes favoritos mundiais para trás.

Silvana Lima após derrotar a hexa-campeã mundial Stephanie Gilmore, encarou sem muitos problemas a tricampeã Carissa Moore e a americana Lakey Peterson na semifinal, chegando na final para enfrentar a estreante australiana Keely Andrew, a cearense mostrou domínio total na bateria do começo ao fim, sem dar chances a adversária, sagrando-se assim campeã invicta da etapa americana do circuito mundial de surfe feminino.

Entre os homens, o brasileiro Filipe Toledo mostrou muita habilidade aliada a estratégia e um pouco de sorte. Tendo como adversário na semi final o havaiano John John Florence, até então segundo colocado no ranking mundial de surfe, Filipe mostrou garra em uma disputa um tanto apertada, aproveitando desde ondas médias a ondas pequenas para abrir uma boa pontuação e se mantar a frente na bateria e bater o surfista americano. Passado a semifinal, o surfista paulista teria pela frente o numero 1 do ranking mundial de surfe e grande favorito, o sul-africano Jordy Smith.

Filipe se manteve forte em sua estratégia aproveitando todas a ondas “surfáveis” que encontrava pela frente, conseguindo abrir uma boa pontuação. Jordy conseguiu pegar a melhor onda da bateria, obtendo uma nota 9, a maior em uma única onda nessa etapa final, porém não passou disso, o mar extremamente flat(sem ondas) contribuiu para que Filipe se mantivesse a frente na final da etapa, levando o título para casa.

Filipe Toledo se tornou o único surfista a ter dois títulos na temporada 2017 da WSL(World Surf League). Hoje em Tretles e em Jeffreys Bay na África do Sul conquistado em Julho.

Próxima etapa do mundial será disputada em Outubro, na França.

Por Airton Neto
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!