Forte terremoto sacode costa sul do México, deixa 15 mortos e gera alerta de tsunami

USGS registrou tremor de magnitude 8,1. Há alerta de tsunami para 8 países: México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

Forte terremoto de magnitude 8,1 atingiu a costa sul do México no final da noite desta quinta-feira (7), informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que registra sismos em todo o mundo. Chegam a 15 o número de mortes confirmadas nos estados de Chiapas e Tabasco.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu alerta de possíveis ondas gigantes de até 4 metros de altura para México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

As ruínas de uma casa em Oaxaca, após forte tremor (Foto: Luis Alberto Cruz / AP Photo)

Mortes
Ao menos três pessoas morreram no estado mexicano de Chiapas, informou o governador Manuel Velasco, todas soterradas dentro de uma casa na cidade de San Cristóbal. Ele também pediu aos moradores da região costeiras que deixem suas casas ante o risco de tsunami.

O governador de Tabasco, Arturo Núñez, reportou a morte de dois menores de idade.
O governador de Oaxaca, Alejandro Murat, afirmou que tremor deixou feridos em um hotel de Istmo de Tehuantepec.

Pessoas nas ruas da Cidade do México (Foto: Edgard Garrido / Reuters )

A agência de proteção civil do México informou que o terremoto foi o mais forte a atingir o país desde o devastador tremor de 1985 que derrubou edifícios e matou milhares.

Presidente
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu a população que é provável que nas próximas 24 horas aconteça una forte réplica. “´Precisamos estar mais atentos, pois a réplica pode superar magnitude 7”, afirmou.

Doze Réplicas de magnitudes – as mais fortes com magnitude 4,3, 4,5, 5,7 e 6 – ocorreram poucas horas depois na mesma região do terremoto principal.
Cidade do México.

Famílias deixam seus imóveis na Cidade do México após forte tremor (Foto: Pedro Pardo / AFP Photo)

Na Cidade do México, moradores deixaram seus imóveis e correram para as ruas em pijamas. Alarmes soaram após o tremor.

O chefe de governo da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, disse à “Televisa” que foi ativado protocolo antiterremoto pouco após o forte tremor e que falta energia elétrica em algumas regiões. O Metro e o Aeroporto Internacional estão em operação.
O epicentro do terremoto foi localizado a 119 km de Três Picos, região de fronteira com a Guatemala, a uma profundidade de 33 km.

Fonte: G1
Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!