Quer começar a correr? Eis aqui algumas coisas que você precisa saber

Ultimamente vem se observado o grande crescimento no número de adeptos de práticas esportivas em nossa cidade, sendo uma das preferidas a querida e adorada corrida urbana.

Batizada oficialmente de Cooper, mas também conhecida pelos mais íntimos como ‘’vamo ali correr?’’, o exporte consiste na realização de um trajeto urbano alternando entre corrida leve e caminhada, focando principalmente na coordenação de movimentos e respiração .

Bastando apenas sair de casa e passar por endereços como Praça Mandu Ladino, Avenida São Sebastião ou até mesmo a antiga Avenida 3 de maio, agora carinhosamente chamada de Armando Cajubá, já é o suficiente para você encontrar com nossos conterrâneos adeptos dessa pratica esportiva. Faz-se, porém, necessário a tomada de algumas precauções para a realização de tais exercícios com a devida segurança, além de é claro levantar da cadeira calçar um belo par de tênis e correr como se não houvesse amanhã.

Segundo a fisioterapeuta e educadora física Lidiane Meyre, corrida e caminhada são classificadas como atividades aeróbicas, que consistem na grande produção de gasto calórico e maior consumo de oxigênio, dependendo da intensidade, por parte do praticante e, tendo por consequência maior perda de peso quando comparado a exercícios anaeróbicos, que incluem musculação, sprints, saltos ou qualquer outro exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade, sendo bastante indicado para quem pensa em apenas perder uns quilinhos e entrar novamente naquela calça que já não serve há uns 5 anos.

Dentre os cuidados que devem ser tomados antes de iniciar qualquer atividade física destaca-se a importância de uma avaliação médica completa do condicionamento físico do candidato a atleta na maratona da São Sebastião, a fim de verificar o estado saúde geral do organismo, como também checar se a pessoa não possui nenhum tipo de restrição física utilizando-se de exames, ECG (Eletrocardiograma) por exemplo, para tal confirmação.

Somado a isso, agende uma consulta com um profissional de educação física capacitado, em busca da elaboração do treino ideal que o atleta iniciante necessita, prescrevendo o tipo e intensidade ideal para seu organismo e objetivo, fazendo com que a atividade se torne mais prazerosa e não ocorram problemas durante a realização, aumentando assim a satisfação e o prazer que o esporte é capaz de proporcionar.

Por Airton Neto
Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!