Ação quer impedir UFPI de entregar título concedido a Lula

Entrega do título de ‘Doutor Honoris Causa’ consta na agenda do ex-presidente em Teresina

A advogada Sarah Cavalca Sobreira ingressou com ação popular, com pedido de liminar, para tentar impedir que a Universidade Federal do Piauí faça a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele estará em Teresina entre os dias 1º e 04 de setembro, quando deve receber a honraria.

Sustenta a ação ajuizada na Justiça Federal, que a caravana realizada pelo líder petista, por estados do Nordeste, seria uma oportunidade para que Lula faça “propaganda político-eleitoral em seu favor, o que caracteriza o desvio de finalidade do ato público”.

Menciona declarações atribuídas a Lula, tratando sobre sua possível candidatura para 2018, e reforça que “há indícios de utilização dos eventos para fins partidários, visando realizar uma pré-candidatura nestas cerimônias”. Diz ainda a ação que a comunicação da entrega do título deu-se em 9 de agosto de 2017, data próxima ao anúncio da caravana.

Na ação são citados ainda os processos contra o ex-presidente, e a condenação de Lula proferida pelo juiz federal Sérgio Moro, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, no caso do tríplex do Guarujá. “Não é razoável nem atende a moralidade administrativa a concessão de título honorífico a quem foi condenado judicialmente e responde por outras ações penais”.

Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!