Professores das escolas de tempo integral paralisam em protesto ao corte de gratificações

A categoria também denuncia problemas de infraestrutura, falta alimentação para os alunos e profissionais e funcionamento inadequado das unidades.

Fonte: G1

Professores e servidores das escolas de tempo integral do Piauí paralisaram as atividades nesta terça-feira (15), em protesto ao corte das gratificações. A categoria também denunciou problemas de infraestrutura, falta alimentação para os alunos e profissionais e funcionamento inadequado das unidades.

“Os alunos são os mais prejudicados, porque tem a escola de tempo integral de 9h, mas ela não funciona em horário adequado. Falta fornecimento de alimentação suficiente para que os estudantes permaneçam na unidade. Além disso, não temos climatização, laboratórios, refeitórios e quadras poliesportivas em todas as unidades”, comentou o vice-presidente do Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte), Cássio Lages.

Outras reivindicações da categoria referem-se à manutenção das gratificações, regulamentação das escolas e implantação do ponto de eletrônico. Para discutir as pautas do movimento, os profissionais se reúnem em assembleia nesta manhã e todas as unidades devem ficar sem aula.

“Não temos reajuste da gratificação há 10 ano e as escolas estão funcionando de forma irregular, através de portarias, e queremos a regulamentação seja feita por lei. Outra solicitação é que nosso ponto seja adequado a realidade da carga horária do profissional, com 5h a mais que fazemos diariamente”, acrescentou Cássio Lages.

De acordo com o sindicato, o Piauí conta com 69 escolas, sendo que 30 delas fazem parte do novo modelo de escola de tempo integral do governo federal e recebem recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Enquanto as demais são bancadas pela Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), através do governo do estado.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que o funcionamento e o dia letivo nas escolas da rede estadual de tempo integral nesta terça-feira (15) está normal. O órgão alegou que a paralisação não foi informada oficialmente pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte) à Secretaria e que a secretária Rejane Dias está aberta para receber uma comissão do sindicato e ouvir as reivindicações da categoria.

Publicidade

Tribuna de Parnaíba
error: Conteúdo protegido!!