Últimas Notícias

Ampliação da vacinação contra gripe para todo o Piauí não está garantida

By Redação - domingo, 4 de junho de 2017 No Comments
Sem doses suficientes, Sesapi avalia se vai estender vacinação contra gripe para toda a população. Reunião vai definir se ampliação da campanha vai acontecer no estado. Em Parnaíba, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu aguardar posicionamento da SESAPI.

Fonte: G1 / Tribuna de Parnaíba


A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) ainda não definiu se vai estender a vacinação contra a gripe para a toda a população. Sem doses suficientes em estoque para atender a demanda, os gestores da área irão se reunir nesta segunda-feira (05) para definir se a ampliação vai ocorrer ou não. 

Na sexta-feira (2), o Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população e orientou os municípios a ofertar a dose a partir desta segunda-feira, enquanto durarem os estoques. Segundo o MS, a medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões.

De acordo com a Sesapi, será feito um pedido oficial ao Ministério da Saúde por mais doses da vacina contra influenza. Até a sexta-feira (2), o Piauí havia vacinado mais de 511 mil pessoas do público prioritário da campanha, resultando em uma cobertura vacinal de 73,03%. A meta para o estado é de vacinar 699.689 pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba, emitiu uma nota neste domingo (04), informando que irá esperar um posicionamento da Secretaria Estadual. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que ainda não dispõe de uma posição oficial sobre o fato de estender a partir de amanhã (05), a vacina contra a Influenza para toda a população parnaibana. A mesma aguarda orientação e autorização da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), que somente nesta segunda-feira, após reunião com o secretário Florentino Neto e com a Coordenação de Imunização do Estado, emitirá uma nota para todos os municípios do Piauí. Somente após essa reunião será decidido se a dose será disponibilizada para toda a população a partir do dia 05 ou se exclusivamente após o dia 09, término da campanha para os grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Parnaíba informa que não há motivo para a população se preocupar. E que, tão somente receba uma definição da Secretaria Estadual, iniciará a campanha geral no município.

Ascom / Secretaria Municipal de Saúde

Publicidade

No Comment to " Ampliação da vacinação contra gripe para todo o Piauí não está garantida "