Últimas Notícias

A beleza e os perigos da cheia do rio Igaraçu

By Redação - domingo, 12 de fevereiro de 2017 No Comments
Há dois dias o nível do rio Igaraçu, que margeia parte da cidade de Parnaíba, está mais alto, principalmente devido às chuvas que caem na região norte dos Estados do Piauí e Maranhão.


Braço do rio Parnaíba, o rio Igaraçu banha Parnaíba em suas margens direita e esquerda, onde está localizada a Ilha Grande Santa Izabel, que, em parte também pertence à cidade de Parnaíba.

Durante o período chuvoso, o já majestoso rio torna-se ainda mais volumoso e “perigoso”. Uma das características do rio, é que quanto mais cheio, mais “calmo” fica, dando muitas vezes aparência de um lago. Por baixo dessa calmaria esconde-se uma forte correnteza, que assusta banhistas mais desavisados, muitas vezes causando afogamentos fatais.


A beleza volumétrica do rio convida a um mergulho em suas águas, principalmente moradores das comunidades ribeirinhas. Porém, a recomendação do Corpo e Bombeiros Militar em Parnaíba, é que sejam evitados estes mergulhos em época de cheia do rio.

Muitas vezes, à primeira vista, pode parecer que tudo está calmo. Mas banhar-se nas águas de um rio, em algumas circunstâncias torna-se um prazer mais traiçoeiro que do que se poderia imaginar. Um dos grandes perigos de rios em época de cheias são os temidos redemoinhos.


Redemoinhos são formações que jogam objetos ou pessoas da superfície para o fundo e de lá para cima novamente. Geralmente causado morte por afogamento em banhistas.


Por: Bruno Santana / Tribuna de Parnaíba

Publicidade

No Comment to " A beleza e os perigos da cheia do rio Igaraçu "